Araraquara: Rua Maurício Galli, 314 Vila Sedenho 14806-155

São Carlos: R. Dom Pedro II, 2066 - Centro 13560-320

Horário de Atendimento Segunda à Sexta das 9h às 20h

© 2019 - Pedro Magrin Tannús

(16) 9.9783-7474

Fale com o Profissional

4.

Psicoterapia
Individual

Psicoterapia é desenvolvimento. Tem, dentre outras finalidades, a de lidar com situações difíceis e facilitar a compreensão de certos problemas psicológicos. Os mais comuns são problemas relacionados com depressão, transtornos de ansiedade, dificuldades de relacionamento, habilidades sociais, problemas na comunicação, entre outros.

 

É a principal linha de tratamento para assuntos referentes ao psiquismo (à psicologia em geral), e consiste de intervenções em sessão presencial, em consultório, cujos objetivos centrais são:

 

  • Restabelecer o funcionamento psíquico da pessoa.

  • Permitir que a pessoa compreenda as causas dos seus problemas.

  • Identificar e modificar traços indesejados de seu comportamento.

  • Solucionar problemas pontuais.

  • Observar questões de cunho existencial.

 

Dialética

 

A psicoterapia é um processo dialético, ou seja, é um diálogo entre o profissional e a pessoa que busca informações. Os dois apresentam, discutem e contrastam idéias, com o objetivo de rever ou reafirmar posições e opiniões sobre questões importantes na vida da pessoa. O profissional melhor capacitado e instruído para este tipo de atuação é um psicólogo. Muitas vezes há a necessidade de se fazer um trabalho em conjunto com profissionais de Psiquiatria, onde a terapia se torna algo fundamental para o bom andamento e aceitação do tratamento.

 

Técnicas e Ferramentas

 

Existe um número bem grande de técnicas de psicoterapia. O profissional vai avaliar cada caso e decidir aplicar a técnica ou ferramenta mais adequada. Diferentes profissionais podem optar por diferentes técnicas para abordar problemas parecidos.

 

Dentre as mais utilizadas estão o Questionamento Socrático, o Registro de Pensamentos (RP) e a Psicoeducação. Outras técnicas comuns são Resolução de Problemas (RP), Balança Decisional, Role Play, Relaxamento Muscular e Respiração Diafragmática.

 

Questionamento Socrático

 

Ensina a explorar idéias novas, a questionar a maneira como vemos o mundo. É uma técnica de questionamento sistemático, disciplinado e profundo. O objetivo é focar em conceitos essenciais trazidos pelo paciente.

 

Registro de Pensamentos

 

É a prática de fazer um resumo diário de seus pensamentos, levando em conta o contexto, seu humor, suas falas internas e tudo aquilo que as apoia. É como fazer um diário, mas sobre seus pensamentos e como eles te influenciam.

 

Psicoeducação

 

A maneira com que olhamos para nossos problemas muda a forma como lidamos com eles. A psicoeducação encoraja a compreensão dos problemas. Ela vai além do registro dos pensamentos, revelando as diversas estratégias que podem ser aprendidas para resolver problemas do dia-a-dia: ambiente, reações físicas, estados de humor, comportamentos e pensamentos. Cada uma interage com as demais, e pequenas mudanças em qualquer área podem acarretar mudanças nas demais.

 

Efeitos da Psicoterapia

 

A psicoterapia leva as pessoas a verem os prejuízos causados pela forma como se comportam e se relacionam com os outros. Pode ajudar a estabilizar o humor, manejar a ansiedade, gerenciar o estresse, aderir a dietas para emagrecimento, desenvolver habilidades sociais, melhorar a postura, comunicação, oratória e linguagem corporal.

 

Outro benefício é aprender a identificar e a corrigir distorções cognitivas, pensamentos que sofrem distorções de lógica e que geralmente resultam em sofrimento emocional ou prejuízo comportamental.

 

Também ajuda pessoas de todas as idades que estejam passando por situações de crise ou que apresentem sofrimento psíquico como dificuldades de relacionamento, inibições, fobias e distúrbios orgânicos com repercussões emocionais.

 

Indicação

 

Ao contrário do que se imagina, a psicoterapia não é somente indicada para pessoas em crise. Pode também ser aplicada a quem esteja motivado a descobrir aspectos de si mesmo, melhorar a qualidade de vida, adquirir autoconhecimento ou descobrir novas possibilidades profissionais, ajudando a pessoa a localizar e modificar aspectos de sua vida que ela considere problemáticos.

 

Referências

 

Beck AT, Newman CF. Cognitive Therapy. In: Kaplan & Sadock’s. Comprehensive textbook of psychiatry. 8th ed. New York: Lippincott Williams & Wilkins; 2005.

 

Beck, Judith S. Terapia cognitiva. Gedisa, 2001.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Questionamento_socr%C3%A1tico

 

https://en.wikipedia.org/wiki/Psychotherapy

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicoterapia

 

Imagem: Maarten van den Heuvel